

Este rancho é o único no activo no concelho de Évora, onde tem a sua sede. Nasceu a partir de uma Festa de Natal no Hospital Distrital de Évora, hoje Hospital do Espírito Santo, e fez a sua primeira actuação em 26 de Abril de 1981, integrada nas Comemorações do 25 de Abril. Desde então, tem actuado um pouco por todo o País, dando a conhecer as danças, cantares e trajes mais característicos do Alentejo. O Rancho Folclórico "Flor do Alto Alentejo" é composto por 8 pares juvenis e 6 pares infantis trajados tipicamente. A tocata tem a seguinte composição: 4 Acordeonistas, 2 Violas, 2 Cavaquinhos, 2 Reque-reques, 1 Timbalăo, Ferrinhos, Cântaro, guizos e 3 Pandeiretas.

Este grupo da histórica vila alentejana celebra a tradição da nossa província, mas também o célebre final da guerra civil de 1832-34 travada entre absolutistas e liberais pelo poder no Reino de Portugal, que terminou com a Convenção de Évora Monte. A vasta experiência dá a este grupo um lugar de destaque.

Esta será mais uma actuação da responsabilidade da casa. Este grupo de cavaquinhos nasceu em Abril deste ano e foi a forma encontrada pelos alunos da escola de música do CSRCDI de continuarem a aproveitar e aprofundar conhecimentos, ao mesmo tempo que divulgam a musica tradicional portuguesa tocado neste instrumento que desde há muito faz parte do espólio musical nacional.
Para mais informações sobre o programa, entrar aqui
Sem comentários :
Enviar um comentário