Últimas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os livros a apresentar na Prova de Vinhos, Sopas e Doces

Agora é altura de conhecer mais informações sobre outros factos culturais, que não musicais, que irão acontecer na 6ª Prova de Vinhos Amadores da Freguesia de Igrejinha, a 5ª Prova de Sopas e a 4ª Prova de Doces, com destaque, claro está para o lançamento dos livros "Olhar a Imigração da competências profissionais à inserção social" e "Crianças do Século XXI: Novos cidadãos?", ambos da responsabilidade da Associação "Monte", um dos bons aliados do Centro Social e Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha. Mas de que tratam estes livros, é isso que vamos desvendar hoje.

Olhar a Imigração, da competências profissionais à inserção social
Este livro trata, como o nome indica, da reflexão sobre a imigração ao longo do tempo, através da compilação das actas do colóquio com o mesmo nome, organizado pela Associação "Monte" a 26 de Outubro de 2007 e que aconteceu exactamente nas nossas instalações. Participaram neste encontro: Jerónimo Loios, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Jorge Pinto, Presidente do "Monte", Teresa Tadeu, do Governo Civil de Évora, Rui Marques, Alto Comissário para a imigração e diálogo intercontinental, Marta Alter, do "Monte", Fernanda Rodrigues, Coordenadora Nacional do P.N.A.I., Ana Duarte, Delegada Regional do Alentejo do I.E.F.P., Lurdes Ferreira, da Comissão para a cidadania e igualdade de Género, José Ramalho Ilhéu, do Departamento do Sociologia da Universidade de Évora, Alina Esteves e Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Arnaud de La Tour, Vice-presidente da Inde, Paulo Piçarra, do Diário do Sul, José Carlos Bronze, da Associação Terras Dentro, e José Falcão, da S.O.S. Racismo.

Crianças do Século XXI: Novos cidadãos?
Tal como o livro anterior, este também é o resultado de um encontro com o mesmo título, que aconteceu a 6 de Dezembro de 2006 no Cine Teatro de Arraiolos, com os objectivos de informar sobre os principais direitos das crianças e adolescentes, compreender as metodologias e técnicas de intervenção junto das crianças e respectivas famílias e partilhar conhecimentos e capacitar técnicos, pessoal docente e pessoal não docente. Inclui textos de Jorge Souto, da Equipa Técnica da Comissão Nacional da Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Teresa Aleluia Reis, Presidente da C.P.C.J. de Évora, Nuno Rosmaninho, do Lar de Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Dora Pereira, da Associação "Chão dos Meninos", Alice Cabral, do Centro Distrital de Solidariedade Social de Évora, Aurora Rodrigues, Procuradora Adjunta do Departamento de Investigação e acção Penal de Évora, Sara Nasi Pereira, da Associação de Planeamento familiar do Alentejo, Elisabete Correia, da Equipa de Intervenção precoce de Arraiolos, Nuno Silva, da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, Ana Cardoso, do Núcleo de Apoio à Família e Comunidade de Arraiolos, e Rosalina Costa, do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora.

Uma iniciativa a não perder na abertura da 6ª Prova de Vinhos Amadores da Freguesia de Igrejinha, a 5ª Prova de Sopas e a 4ª Prova de Doces, Sábado pelas 15 horas.

Para mais informações sobre o programa, entrar aqui

Sem comentários :

Enviar um comentário